Google+ Followers

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TENHA UMA ÓTIMA SAÚDE COMEÇANDO PELA BOCA

Ao se tratar do assunto, podemos dizer que devemos ter certos cuidados com nossa alimentação bem como a higiene, tanto dos alimentos que ingerimos, quanto do nosso próprio corpo. Para que possamos nos prevenir de certas doenças, devemos ter bons hábitos de higiene e entender sua importância para nossa saúde.
Dentre os hábitos de higiene que devemos ter com os alimentos, podemos citar:
- Lavar as mãos;
- Manter limpos os utensílios usados para preparar os alimentos;
- Lavar bem todos os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus;
- Lavar bem as frutas em água corrente;
- Comer em lugares limpos e higiênicos;
- Comer somente carne bem passada;
- Beber somente água filtrada ou fervida.
Dentre os hábitos que devemos ter com o nosso corpo, podemos citar:
- Lavar bem as mãos, principalmente antes de comer;
- Tomar banho todos os dias;
- Manter as unhas cortadas e limpas;
- Escovar os dentes após cada refeição;
- Evitar andar descalço;
- Procurar sempre um médico ou posto de saúde; etc.
De acoso com Souza (2007, p.89) “Os bons hábitos alimentares e a higiene caminham juntos. Um povo saudável é também um povo limpo”.
3. ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Alguns estudos comprovam que existem alimentos capazes de previnir doenças como o câncer de próstata, mama e ovário, desnutrição, obesidade entre outros.
O programa Globo Repórter da Rede Globo de televisão fez uma pesquisa sobre nutrição com a ajuda de 2 centros de pesquisas de universidades do país. Os alimentos mais votados foram: feijão; arroz; leite; laranja; peixe; couve; carne vermelha; banana; milho; tomate; pão e mandioca. Através dessa pesquisa podemos observar que são alimentos “simples” e de baixo custo, é muito importante que todos nós tenhamos uma alimentação equlibrada, assim evitamos doenças como a desnutrição e  a obesidade.
A desnutrição está principalmente entre a população de baixa renda, mas não é só a falta de alimento que causa a desnutrição. De acordo com Gurmini e Baglioli (2005 p.23) “Um dos fatores perpetuados da desnutrição, fora a fome absoluta, é a  falta de vínculo mãe-filho. Muitas vezes a mãe passa a ter poucas condições de oferecer amor, atenção e dedicação ao seu filho, fatores que são importantes para o crescimento e desenvolvimento adequado da criança”.
A obesidade é uma das doenças que mais tem aumentado nos últimos anos, principalmente a obesidade infantil. São vários os fatores que influenciam essa doença, dentre esses fatores os mais comuns são: a ansiedade, angustias, a ingestão de alimentos gordurosos e de alto valor calórico, etc. Os pais as vezes são culpados, por deixarem seus filhos ingerir alimentos sem necessidade e o que é pior esses alimentos acabam por serem substituídos pelo afeto que os pais devem ter com os filhos. Segundo Gurmini e Baglioli (2005, p.24) “A criança entende que o alimento é a solução para conflitos, angustias, ansiedades. Comem na tristeza e na felicidade”
Devemos nos alimentar para manter nosso corpo forte e saudável e não para resolver problemas psicológicos e emocionais.

4. A INGESTÃO DE ÁGUA É FUNDAMENTAL
Assim como uma boa higiene e uma alimentação equilibrada a água também é um ingrediente que não pode faltar no nosso corpo, ela tem inúmeras funções dentro do nosso organismo, como: Regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, auxilia no transporte de nutrientes, melhora a circulação sanguínea, etc. Além de todas essas vantagens  a água também possui várias funções terapêuticas.
É importante lembrar também que todos os alimentos que ingerimos posui um certa quantidade de água, mas que não é suficiente para manter o nosso corpo hidratado, por isso devemos ingerir pelo menos 2,0 litros de água por dia, mas antes devemos verificar se a água que bebemos está fervida ou filtrada caso contrário deve-se ferve-la ou filtra-la antes de ingerir, assim é possível evitar as  doenças causadas pela água contaminada. Algumas dessas doenças são: Amebíase ou disenteria amebiana causada pelo protozoário Entamoeba Histolytica; Ascaridíase ou lombriga causada pelo Neumatóide Ascaris Lumbricóides ; Cólera causada  pela bactéria Vibrio Cholerae; Dienteria bacilar causada pela bactériaShigellasp; Esquistossomose  causada pelo Asquelminto Schitossoma Manzoni; Febre Paratifóide causada pela bactéria Salmonella Paratyphi.
Para evitar essas doenças é preciso tomar cuidado com a água que estaos ingerindo, ela deve ser incolor, não apresentar mal cheiro e nem gosto.
5. CONCLUSÃO
Para gozarmos de uma vida saudável devemos tomar alguns cuidados, como, maner a higiene tanto do corpo, quanto dos alimentos e nos ambientes em que vivemos, ter uma alimentação equlibrada, com todos os nutrientes e vitaminas que nosso corpo precisa, beber bastante água para mantermos nosso corpo bem hidratado.
Uma boa higiene é o primeiro passo para uma vida saudável,  para uma melhor qualidade de vida é preciso ter uma alimentação equlibrada evitando assim, doenças como a obesidade e a desnutrição.
Pode-se dizer que a água é um líquido precioso, ela é responsável por inúmeras funções dentro do nosso organismo , mas devemos ter alguns cuidados com a água que ingerimos, pois se ela estiver contaminadapodemos adqurir doenças graves, para evitar que isso aconteça, é importante ferver ou filtrar a água antes de ingeri-la.
6. REFERÊNCIAS
SOUZA, Ivonete dos Santos. Higiene dos Alimentos. Caderno de estudos de Nutrição, Higiene e Saúde. Indaial. 2007.
GLOBOREPÓRTER. Os 12 alimentos mais saudáveis .Disponível em: http://www.apetit.com.br/main.asp?action=desce&seca=saude&id=48. Acesso em 29 ago. 2007
GURMINI, J BAGLIOLI,O. A influência materno-infantil sobre a alimentação. Curitiba. Iesde, 2005.
AMBIENTEBRASIL. Doenças causadas pela falta de saneamento. disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=/agua/urbana/doencas.html. Acesso em 29 ago. 2007.