sexta-feira, 19 de julho de 2013

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DIETA BALANCEADA E SAUDÁVEL


Quando consumimos calorias além do necessário para o nosso organismo, o excedente fica armazenado em nosso corpo em forma de gordura. 

Devemos consumir diariamente, calorias adequadas à nossa idade, peso ideal, altura, sexo e grau de atividade física. Em uma dieta adequada, é importante levar em consideração, não apenas a quantidade de calorias a ser ingeridas e sim a qualidade delas.

Mas o que fornece calorias ao organismo? São os carboidratos, as proteínas e as gorduras. 
Se você consome 1 grama de proteínas, vai ter 4 calorias, 1 grama de carboidratos, vale 4 calorias, 1 grama de gorduras, vale 9 calorias. Com base nestas informações, você já sabe que as gorduras que fornecem mais calorias devem ser ingeridas em menor quantidade.
Prefira as gorduras insaturadas, aquelas de origem vegetal, como por exemplo azeite, gorduras das sementes. Não podemos deixar de consumir a gordura, porque o nosso organismo, para funcionar bem, precisa da gordura. Não se esqueça; Aquelas de origem vegetal!

A qualidade dos alimentos a ser escolhidos depende do teor de vitamina, sais minerais, fibras e fitoquímicos.
Porque engordamos?  Engordamos porque ingerimos alimentos ricos em calorias, principalmente carboidratos e gorduras, porém sem a menor qualidade. Podemos ver pessoas gordas mas com deficiência de vitaminas e minerais. 

O sedentarismo e a agitação do dia a dia, os alimentos industrializados cheios de conservantes revelam a pobreza na qualidade dos alimentos que são ricos em calorias. 

Se você consome alimentos com qualidade, automaticamente automaticamente vai estar reduzindo as calorias sem sentir fome.

Acrescente ao seu cardápio 5 porções de frutas, 4 porções de verduras cruas. Arroz, batata, macarrão e o famoso pão precisam ser consumidos nas suas refeições do dia a dia, sendo combinados com alimentos de outros grupos. Evite sempre consumir dois tipos de carboidratos de uma só vez. É recomendado revezar os carboidratos nas alimentações diárias. 


É imprescindível acrescentar ao cardápio diário cinco porções de frutas e quatro de verduras – dê preferência às verduras cruas. Os alimentos energéticos, como arroz, batata, pão e macarrão, devem estar presente no dia-a-dia, sempre combinados com alimentos de outros grupos.

Quer perder peso? Então comece pela qualidade do seu cardápio (alimentos ricos em fibras, vitaminas, proteínas,minerais). Depois faça o ajuste da quantidade a ser ingerida e, beba muita água durante o dia.
O que faz a pessoa perder peso não é ficar sem comida e sim aboa qualidade da sua dieta!




Nenhum comentário :

Postar um comentário