domingo, 11 de agosto de 2013

Veja os benefícios da caminhada para a sua saúde

Não existe uma atividade de esportiva mais fácil do que a caminhada.
Ela é barata, pode ser feita em qualquer horário, não exige nenhuma habilidade, é recomendado para qualquer idade e, se você tiver uma esteira, pode até fazer dentro de casa.
A ciência comprova que a caminhada, além de melhorar o condicionamento físico, ela traz muitos outros benefícios para a saúde do corpo e da mente, a saber:

  • Melhora a circulação - durante a prática da caminhada o fluxo de sangue aumenta e os vasos sanguíneos se expandem.
  • Redução da pressão arterial - Expandindo os vasos sanguíneos, a pressão arterial reduz. 
  • Deixa o pulmão mais eficiente - quando caminhamos com mais frequência, as trocas gasosas que ocorrem nos pulmões se tornam mais poderosas, fazendo com que sejam liberadas do pulmão, maiores quantidade de impurezas, deixando o mais livre das secreções e poeiras.
  • Combate a osteoporose - quando caminhamos, o impacto dos pés com o chão beneficia aos ossos. Acontece os chamados piezelétrico, que são estímulos elétricos que acontece em nossos ossos. Este estímulo facilita a absorção de cálcio, permitindo que os ossos fiquem mais resistentes. O que torna menos propenso a sofrer com a osteoporose.
  • Afasta a depressão - Quando caminhamos o nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina que é o hormônio produzido pela hipófise. Ele é o responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Esse relaxamento faz com que a pessoa esteja mais preparado  para passar cada vez mais tempo caminhando.
  • Aumenta a sensação de bem-estar - caminhar em áreas verdes melhora significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a auto estima. 
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.



Nenhum comentário :

Postar um comentário