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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que você precisa saber sobre o azeite

O que Você precisa saber sobre o azeite


Nestes últimos tempos, quando a população mundial tem sofrido tanto com tantas qualidades de doenças, muitas delas degenerativas, tem se falado muito sobre uma dieta saudável para alcançar uma boa qualidade de vida. Mas ainda não é o suficiente. É necessário que se conscientize a população, informando mais sobre o valor de determinados alimentos e sua importância para a saúde das pessoas.
Hoje vamos falar do azeite e sua importância a partir de uma série de artigos, para que você saiba como é fácil se prevenir e viver uma vida saudável.

O Azeite e sua origem

O Azeite, produto alimentar de origem milenar, advindo das oliveiras, muito usado na culinária contemporânea até os dias de hoje, acrescenta às refeições sabor e aroma muito peculiar. O Azeite é usado e comercializado pelos povos há aproximadamente 6000 mil anos.
Em Portugal a referência à oliveira é muito antiga. O Azeite foi um dos primeiros produtos exportados por Portugal. Hoje, Portugal consome 78 mil toneladas de azeite e exporta 58 mil.
Já o Brasil é o  o sétimo importador mundial de azeite, e o segundo de azeitona.

Curiosidades


Você sabia que são necessários de 1300 a 2000 azeitonas para conseguir uma produção de 250 ml de azeite da oliveira e que este deve ser produzido a partir de métodos mecânicos e de temperatura?
O Azeite de Oliveira Virgem apresenta acidez máxima de 2%.
O Azeite de Oliva refinado é produzido através da refinação do azeite e pode ser misturado 
O Azeite extra virgem não passa de 0,8% de acidez e não pode apresentar defeitos.
O azeite de oliva comum é obtido através da prensagem das azeitonas é inadequado ao consumo 
e não possui regulamentação.

Dicas para consumir o Azeite com qualidade

A seguir, algumas dicas para serem observadas antes de consumir o produto:
Ao consumir o azeite, observe bem o seu prazo de validade, pois o mesmo  deve ser consumido em 12 meses da sua fabricação.
Observe bem qual a sua acidez, quanto menor, melhor será o azeite. 
Normalmente o azeite extra virgem tem a acidez máxima de 0,8% e é utilizado em molhos e saladas, o virgem fino tem acidez de 1,5% e também é utilizado em molhos e saladas. Os demais tem a acidez variadas entre 2 e 3% e são utilizados em saladas e frituras.
Ao comprar o azeite extra virgem, procure azeites engarrafados em embalagens escuras, uma vez que a incidência da luz cataliza a oxidação do produto. A luz, o calor e o ar são altamente prejudicial ao produto. Portando evite a sua exposição à luz. Os bicos dosadores também facilitam a oxidação do produto. Após a 
sua abertura, é aconselhável que se consuma o azeite o mais breve possível; portanto é melhor que suas embalagens sejam pequenas.

Benefícios do Azeite para a saúde

São vários os benefícios do azeite de oliva para a saúde a saber:
Redução do nível de colesterol LDL (Mau colesterol) do organismo. 
A grande quantidade de gordura monoinsaturada não deve se transformar em colesterol e o azeite contribui 
para isso.
Redução do risco de infarto ou AVC, pelo que o azeite reduz a formação de placas nas pardes dos vasos sanguíneos.
Reduz a a formação de radicais livres ( também chamados de oxidação biológica e são responsáveis pelas doenças degenerativas, como por exemplo o câncer e pelo envelhecimento).
Os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável por serem consumidores do azeite de oliva e outras substâncias de dieta saudável, como peixes e verduras.


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

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Linhaça - O que você precisa saber sobre esta poderosa semente



Você sabia que a linhaça é a planta onde se extrai as fibras para a fabricação de tecidos como o linho?
E que ela é empregada também na fabricação de papel-moeda e cigarros?


Linhaça vista de perto

E na saúde?

A Linhaça, essa poderosa sementinha é muito importante no tratamento de doenças cardiovasculares; ela é muito rica em ácidos graxos ômega 3, ácido fólico, vitamina B6, manganês e fibras, entre outros minerais e  possui propriedades anticancerígenas e antioxidantes.
Nutricionistas afirmam que a inclusão da linhaça na dieta pode trazer muitos benefícios à saúde , entre outras, citaremos a 

  • prevenção de doenças cardiovascular, 
  • redução dos níveis de colesterol, 
  • controle de pressão arterial, 
  • prevenção de câncer, 
  • ajuda no tratamento da menopausa, 
  • ajuda na redução do peso.


Qual a forma mais indicada de consumir a linhaça?

Recomenda se a compra das sementes inteiras para moê-las na hora da ingestão com frutas ou qualquer outro alimento. 
O óleo da linhaça se encontra dentro da sementinha. 
Moendo na hora da ingestão, o efeito se torna maior. 
Sua estocagem deve ser feita na geladeira ou freezer,em potes fechados, a fim de que a mesma tenha uma maior durabilidade.
A linhaça deve ser adicionada em alimentos já prontos para serem ingeridos.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

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domingo, 11 de agosto de 2013

Veja os benefícios da caminhada para a sua saúde

Não existe uma atividade de esportiva mais fácil do que a caminhada.
Ela é barata, pode ser feita em qualquer horário, não exige nenhuma habilidade, é recomendado para qualquer idade e, se você tiver uma esteira, pode até fazer dentro de casa.
A ciência comprova que a caminhada, além de melhorar o condicionamento físico, ela traz muitos outros benefícios para a saúde do corpo e da mente, a saber:

  • Melhora a circulação - durante a prática da caminhada o fluxo de sangue aumenta e os vasos sanguíneos se expandem.
  • Redução da pressão arterial - Expandindo os vasos sanguíneos, a pressão arterial reduz. 
  • Deixa o pulmão mais eficiente - quando caminhamos com mais frequência, as trocas gasosas que ocorrem nos pulmões se tornam mais poderosas, fazendo com que sejam liberadas do pulmão, maiores quantidade de impurezas, deixando o mais livre das secreções e poeiras.
  • Combate a osteoporose - quando caminhamos, o impacto dos pés com o chão beneficia aos ossos. Acontece os chamados piezelétrico, que são estímulos elétricos que acontece em nossos ossos. Este estímulo facilita a absorção de cálcio, permitindo que os ossos fiquem mais resistentes. O que torna menos propenso a sofrer com a osteoporose.
  • Afasta a depressão - Quando caminhamos o nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina que é o hormônio produzido pela hipófise. Ele é o responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Esse relaxamento faz com que a pessoa esteja mais preparado  para passar cada vez mais tempo caminhando.
  • Aumenta a sensação de bem-estar - caminhar em áreas verdes melhora significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a auto estima. 
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que você precisa saber sobre ÔMEGA 3


ÔMEGA 3 - O QUE É?

Ácidos graxos ômega 3, popularmente conhecido como ômega 3. 
São ácidos poli-insaturados que, pela impossibilidade de serem sintetizados pelo corpo são chamados de essenciais.
Eles devem ser consumidos sob a forma de gorduras.
Existem o bom ômega 3 (ácidos graxos de cadeia longa) e o menos adequado (ácidos graxos de cadeia curta), sendo que esse último traz menos benefícios para a saúde.

BENEFÍCIOS

A ingestão do bom ômega 3 auxilia na redução dos níveis colesterol ruim (LDL) e trigliceres.
Favorece também no aumento do nível do colesterol bom (HDL).
Auxilia no tratamento de alergias e processos inflamatórios.

ONDE ENCONTRAR

Peixes de águas profundas ( salmão, somente o selvagem; salmão de cativeiro não possui ômega 3 bom, atum, bacalhau, albacora, cação.
 A linhaça tem maior fonte de ômega 3 do que o salmão.  100 ml de óleo de linhaça = 53,3 gr de ômega 3 e 100 ml de óleo de  salmão = 6,3 gr de ômega 3.  

Os ômega 3 de calda curta podem ser encontrados em alguns  vegetais  como rúcula, couve, espinafre, brócolos.